sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Não entre nessa DROGA! (por Susan Kate)



As drogas psicoativas são substâncias naturais ou sintéticas que ao penetrarem no organismo humano, independente da forma (ingerida, injetada, inalada ou absorvida pela pele), entram na corrente sanguínea e atingem o cérebro alterando todo seu equilíbrio, podendo levar o usuário a ter alucinações, a reações agressivas, ao vício e à morte, seja por overdose (intencional ou não), seja por doenças adquiridas no compartilhamento de seringas ou através de doenças oportunistas devido à baixa imunidade do usuário, ou ainda pelo assassinato (acerto de contas entre os vendedores e os consumidores inadimplentes).

Deste modo, pergunto: O que leva uma pessoa a usar drogas?


Pesquisas revelam, e minhas próprias observações e conhecimento de mundo corroboram, que as causas mais comuns são curiosidade, desejo de se sentir incluído em um grupo (no caso em que o grupo seja de usuários) e o sentimento de fuga da realidade.
A curiosidade é mais comum entre os adolescentes, pois é quando um mundo, de repente, surge aos seus olhos. Os pais tornam-se mais permissivos os deixando sair sozinhos e voltarem tarde. Geralmente recebem mesada e não têm que prestar contas aos pais sobre seus gastos. Descobrir novas sensações torna-se vital.
Ao se sentir acolhido em um grupo, o adolescente passa a seguir as regras do mesmo. A vestimenta, as gírias e até os hábitos alimentares são ditados pelos membros mais antigos. Daí, se fumar maconha ou tomar ecstasy faz parte dos “termos”, o jovem acaba por entrar nessa cilada e quando menos espera, perceberá que se tornou um escravo das drogas e um aliciador de outros tantos jovens que entrem para o mesmo grupo.



Nessa idade é mais do que importante o acompanhamento diário e a total atenção dos pais, porque ao se sentirem carentes e desprovidos de informação adequada, ficam sujeitos a influências negativas tanto de “amigos” quanto da própria mídia (televisão, cinema e música).
É também importante que os pais passem a maior quantidade de informações possível aos filhos e tomem o devido cuidado de esclarecer quaisquer dúvidas pendentes. Isso, é claro, além do básico que os pais devem dar a seus filhos – amor e carinho – que muitas vezes serve como uma prevenção.
Entre os adultos, o motivo mais recorrente é o desejo de fuga ou uma forma de tomar coragem para enfrentar e/ou aguentar situações difíceis. Não conseguindo suportar as adversidades da vida, homens e mulheres afundam-se em depressão ou tornam-se hipocondríacos e acabam por viciar-se tanto no uso de drogas aceitas pela sociedade (remédio para dormir, para dor de cabeça, para depressão e para gripe, cigarro e bebidas alcoólicas), quanto de drogas proibidas (estimulantes, depressoras e alucinógenos).


Procurar profissionais especializados é a melhor opção sempre. Um psicólogo /psiquiatra é quem melhor pode dar assistência em momentos de grande ansiedade. Mas uma boa dica é manter hábitos saudáveis e amizades que lhe agreguem valor. Procurar atividades prazerosas (caminha na praia, artesanato, praticar um esporte, aprender um idioma) também é uma forma de minimizar o efeito dos “pepinos” cotidianos.
Um outro problema relacionado ao consumo de drogas é, indiretamente, o estímulo à violência através do financiamento do tráfico. Os maiores consumidores de drogas no país são pessoas de renda média a elevada dado que manter um vício como o da heroína é algo bastante caro para o orçamento familiar. Uma pessoa de baixa renda, geralmente, é viciada em cigarro, bebida ou ainda em crack (mistura de cocaína com bicarbonato de sódio, de intensa dependência e seis vezes mais potente no quesito destruição do que a cocaína), devido ao baixo valor para obtenção.
A facilidade relativa de acesso às drogas ilícitas é mais um estimulante tanto para aqueles que já se encontram dependentes quanto aqueles que desejam experimentar.
Resolver a questão da droga é algo complexo demais para ser discutido nesse texto. Há os que defendem a liberação da maconha como forma de resolver a questão da proibição e consequentemente do tráfico. Entretanto, especialistas defendem que o uso da maconha é apenas o trampolim inicial para o consumo de drogas mais pesadas. Então, há os que defendem que todo e qualquer tipo de droga deva ser proibida. Os médicos e farmacêuticos são obviamente contra essa opinião, já que, dessa forma, até o simples Tylenol deveria desaparecer das nossas vidas (já que se trata de um medicamento e, portanto, uma droga, na concepção do termo).
Enfim, a discussão é enorme e polêmica. O meu recado é simples: NÃO USE DROGAS!

PS:
Leia e assista a história de Christiane F
Ministério da Saúde – Campanha contra o Crack

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concorda? Não? Tem algo a acrescentar? É só comentar!