quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Menos expectativas? Por quê? (por Felipe Juliani)

"Grandes realizações sempre acontecem em uma estrutura de grandes expectativas."
Jack Kinder

Ultimamente tenho notado a forte presença de frases sobre "expectativas" nas redes sociais. Além disso, elas tem surgido também em conversas com amigos e sua abordagem está sempre vinculada a decepção, mágoa, sentimentos ruins. E aposto, você sabe alguma dessas frases feitas sobre expectativa!

Depois de perceber que eu estava entrando para o time do senso comum, sem ao menos fazer um esforço para raciocinar um pouco sobre o tema, resolvi refletir e decidi - claro, assumindo meu papel de "do contra", ou mesmo de "crítico", "chato", ou qualquer um desses adjetivos que você queira me atribuir - por meio deste post, defender as tão criticadas, negativadas e injustiçadas "expectativas".

Mas antes de divagar (Sim, divagar!) sobre o mesmo, gostaria de lembrar o significado desta palavra, de acordo com o Michaelis Online.

Pois bem, sou alguém que crio, sim, expectativas sobre aquilo que quero. E o que há de mau nisso? Vou quebrar a cara? Vou me decepcionar? Vou agir de forma errada? Não importa! O que importa é que são essas mesmas expectativas que me fazem ir 
atrás daquilo que quero. E deveria ser assim com todos. E mais, é assim com todos, querendo ou não. Todos criam expectativas sobre qualquer coisa que vislumbram. Se você não cria expectativas, não tem pra onde ir. É como um barco no meio do oceano, sem leme, ao léu, deixando a brisa e a maré levar. Em certos momentos, eu diria que isso é até relaxante, mas tente levar tudo o que você faz na sua vida assim. Tente fazer qualquer coisa desse jeito e eu lhe digo que a expectativa de você não conseguir resultados é grande, e por motivos óbvios: você não projetou nada para si. Você não teve vontade, você não vislumbrou, você não acreditou! Por mais que tenha empenho em trabalhar, em executar tarefas, não adianta dar um martelo e um monte de prego pra alguém e o mesmo não ter o que pregar.

Então, aproveito a oportunidade para dizer a você que quer, ao menos, refletir sobre isso: crie sim expectativas! Crie as melhores expectativas, sonhe, acredite e claro, não deixe de trabalhar para isso. O problema não é criar expectativas, e sim deixar de fazer o que é preciso para atingí-las. Quanto aos riscos, bem, estes sempre existirão e estarão te acompanhando enquanto vivo estiver.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concorda? Não? Tem algo a acrescentar? É só comentar!